Carteiras Hardware (Wallets) / Controlo e Segurança

Carteiras Hardware Wallets

 

O conteúdo desta página é de extrema relevância para os iniciantes no mundo das criptomoedas. Aconselhamos que a leia completa e atentamente, pois a não observação dos princípios enunciados poderá colocar em risco os seus investimentos.

A

s carteiras são uma peça fulcral do sistema de criptomoedas e, por conseguinte, é um dos primeiros instrumentos que os utilizadores precisam adquirir e ganhar familiaridade para poder armazenar com segurança as suas criptomoedas, mesmo antes de as obter!

Saber mais

Chave Pública vs Chave Privada

As criptomoedas são desenhadas a partir de duas chaves criptográficas: uma pública e outra privada. De uma forma simples, as Chaves Pública e Privada podem ser comparadas à sua conta bancária e às credenciais que utiliza para lhe aceder. Como o termo “Pública” sugere, a chave pública ou endereço Bitcoin são endereços pessoais únicos que são partilhados e podem ser vistos por todos; já a chave privada funciona como uma palavra-chave que deve manter apenas para si.

As Chaves são indissociáveis e baseadas em funções matemáticas (como exponenciação de números primos, curvas elípticas, funções de hashing e muitas outras) e ligadas a um complexo algoritmo irreversível ou, por outras palavras, que funciona unidirecionalmente: Chave Privada → Chave Pública / Endereço Bitcoin.

A referida chave pública é uma série única de letras e números que é visível por todos e pode ser identificada na blockchain. A chave privada é mantida apenas pelo utilizador que possui e armazena a criptomoeda e é necessária para aceder aos fundos e realizar transações.

Concluindo, a chave pública pode ser partilhada com outras pessoas com o objetivo de, por exemplo, receber fundos. Já a chave privada, não deverá ser revelada e corre o risco de roubada por hackers ou qualquer outra pessoa mal intencionada, com vista a subtrair os seus fundos.

Carteira fria ou quente?

Existem vários tipos de carteiras, nomeadamente carteiras em papel e carteiras-dispositivo digitais (hardware wallet), que são usadas para armazenar as moedas digitais fora da Internet. Estes dois exemplos são considerados formas de armazenamento frio (cold storage ou cold wallet).

Por outro lado, a forma de armazenamento quente (hot storage ou hot wallet), é uma carteira que pode ser acedida online, o que facilita a realização das transações, mas pode ser vulnerável a ataques e roubos. Uma carteira digital no seu smartphone, ou na sua exchange (corretora) é um exemplo de hot wallet.

De uma forma simplista, podemos pensar que uma hot wallet seria uma espécie de conta à ordem, com cartão multibanco e uma cold wallet seria uma conta poupança, guardada num cofre.

As carteiras mais seguras são, assim, as Hardware Wallets, na medida em que o utilizador tem muito mais controlo e segurança sobre a sua chave privada e, dessa forma, sobre os seus fundos.

Recomendações

 

Nunca compre Carteiras Hardware Wallets já usadas ou em locais e vendedores não oficiais, como existem no Ebay, por exemplo. Há testemunhos de utilizadores que perderam todos os seus fundos após utilizar estas carteiras que, alegadamente, lhes chegaram às mãos já com as chaves privadas geradas. Compre apenas e sempre nas lojas online oficiais ou, em alternativa, nas lojas das marcas na Amazon, que poderá encontrar na seguinte listagem.

Melhores Carteiras Hardware Wallets

Comprar Trezor Hardware Wallet a partir de Portugal

Trezor Hardware Wallet EXCELENTE

A Trezor foi lançada em agosto de 2014 como a primeira carteira hardware Bitcoin. Entretanto, após consecutivas atualizações de firmware, suporta também outras criptomoedas. A Trezor, um pequeno dispositivo do tamanho de um polegar, é um dispositivo distinto, de elevada segurança e fácil utilização. Muito recomendado.

Comprar Ledger Nano S em Portugal

Ledger Nano S Hardware Wallet EXCELENTE

A Ledger Nano S, lançada em agosto de 2016, é um dispositivo acessível e de elevada segurança, que conta com um pequeno ecrã.

Comprar Ledger Cryptosteel em Portugal

Pacote Ledger Cryptosteel EXCELENTE
Inclui duas carteiras Ledger Nano S + Backup indestrutível

A Ledger Nano S, lançada em agosto de 2016, é um dispositivo acessível e de elevada segurança, que conta com um pequeno ecrã. O pack Cryptosteel inclui duas unidades da Ledger Nano S e um recipiente indestrutível para o armazenamento em máxima segurança da sua frase de recuperação (backup de 24 palavras). Muito mais durável que o papel, o Cryptosteel resiste ao fogo, à água, ao choque e ao desgaste. As 24 palavras de recuperação da carteira estarão seguras para a eternidade.

Comprar Ledger Blue em Portugal

Ledger Blue Hardware Wallet

Comprar Keepkey em Portugal

KeepKey Hardware Wallet

A KeepKey foi lançada em setembro de 2015 e foi a segunda carteira hardware a oferecer um ecrã, cujas dimensões são bastante generosas e superiores à concorrência.

 

error: