Carteiras Hardware (Wallets) / Controlo e Segurança
s carteiras são uma peça fulcral do sistema de criptomoedas e, por conseguinte, é um dos primeiros instrumentos que os utilizadores precisam adquirir e ganhar familiaridade para poder armazenar com segurança as suas criptomoedas, mesmo antes de as obter!
Saber mais
Chave Pública vs Chave Privada
As criptomoedas são desenhadas a partir de duas chaves criptográficas: uma pública e outra privada. De uma forma simples, as Chaves Pública e Privada podem ser comparadas à sua conta bancária e às credenciais que utiliza para lhe aceder. Como o termo “Pública” sugere, a chave pública ou endereço Bitcoin são endereços pessoais únicos que são partilhados e podem ser vistos por todos; já a chave privada funciona como uma palavra-chave que deve manter apenas para si.
As Chaves são indissociáveis e baseadas em funções matemáticas (como exponenciação de números primos, curvas elípticas, funções de hashing e muitas outras) e ligadas a um complexo algoritmo irreversível ou, por outras palavras, que funciona unidirecionalmente: Chave Privada → Chave Pública / Endereço Bitcoin.
A referida chave pública é uma série única de letras e números que é visível por todos e pode ser identificada na blockchain. A chave privada é mantida apenas pelo utilizador que possui e armazena a criptomoeda e é necessária para aceder aos fundos e realizar transações.
Concluindo, a chave pública pode ser partilhada com outras pessoas com o objetivo de, por exemplo, receber fundos. Já a chave privada, não deverá ser revelada e corre o risco de roubada por hackers ou qualquer outra pessoa mal intencionada, com vista a subtrair os seus fundos.
Carteira fria ou quente?
Existem vários tipos de carteiras, nomeadamente carteiras em papel e carteiras-dispositivo digitais (hardware wallet), que são usadas para armazenar as moedas digitais fora da Internet. Estes dois exemplos são considerados formas de armazenamento frio (cold storage ou cold wallet).
Por outro lado, a forma de armazenamento quente (hot storage ou hot wallet), é uma carteira que pode ser acedida online, o que facilita a realização das transações, mas pode ser vulnerável a ataques e roubos. Uma carteira digital no seu smartphone, ou na sua exchange (corretora) é um exemplo de hot wallet.
De uma forma simplista, podemos pensar que uma hot wallet seria uma espécie de conta à ordem, com cartão multibanco e uma cold wallet seria uma conta poupança, guardada num cofre.
As carteiras mais seguras são, assim, as Hardware Wallets, na medida em que o utilizador tem muito mais controlo e segurança sobre a sua chave privada e, dessa forma, sobre os seus fundos.
Nunca deixe as suas criptomoedas estacionadas nas exchanges. Retire-as para a sua Carteira Hardware o mais depressa possível, pois só assim garante o total controlo sobre as mesmas.
Recomendações
Melhores Carteiras Hardware Wallets
A solução perfeita de segurança e gestão de ativos tudo-em-um para iniciantes que dão os primeiros passos no mundo das criptomoedas, assim como para especialistas que procuram evoluir. Criada em parceria com os quatro principais fabricantes de carteiras físicas do mundo: Blockstream Jade, Ledger Nano S Plus, Trezor Model One, BitBox02.
A Ledger Stax é a carteira hardware mais recente e avançada da marca.
A Ledger Nano X é uma das carteira hardware mais populares da marca.
Ledger Nano S Plus Hardware Wallet
A Ledger Nano S Plus é uma atualização ao popular modelo Nano S.
Trezor Model T Hardware Wallet
A Trezor Model T é a carteira de hardware de criptomoeda de última geração, projetada para ser o cofre universal para todos os seus ativos digitais. Armazene e encripte as suas moedas, senhas e outras chaves digitais com confiança.
Trezor Model One Hardware Wallet
A Trezor Model One foi lançada como a primeira carteira hardware Bitcoin. Entretanto, após consecutivas atualizações de firmware, suporta também outras criptomoedas.