Moedas Virtuais, moedas digitais e criptomoedas / O que as distingue?

Criptomoedas

 

Segundo a Autoridade Bancária Europeia (EBA), moeda virtual é uma modalidade não regulada de dinheiro digital, criado e armazenado eletronicamente, que não é emitido ou garantido por um banco central e que é suscetível de ser utilizado como meio de pagamento.

Têm sido criadas moedas virtuais de muitos tipos, que começam por surgir no contexto de jogos de computador online e de redes sociais e se transformam depois em meios de pagamento aceites na vida real. Atualmente, o uso de moedas virtuais como meio de pagamento de bens e serviços está em expansão. É frequente que as transações em causa não estejam sujeitas ao pagamento de taxas ou encargos nem envolvam qualquer banco.

A moeda digital, por seu lado, é um tipo de moeda virtual que é criada e armazenada eletronicamente. Alguns tipos de moedas digitais são criptomoedas, mas nem todas.

Mais recentemente, o Bitcoin abriu caminho a uma nova geração de moedas virtuais descentralizadas, ponto-a-ponto, também designadas como criptomoedas, um subgrupo das moedas digitais que utiliza a criptografia para assegurar as transações, controlar a criação de novas unidades da moeda e, ainda, proteger a identidade dos utilizadores.

As criptomoedas partilham algumas características do dinheiro tradicional suportado pelos governos, pois algumas são usadas como reserva de valor ou meio de troca. Contudo, as criptomoedas continuam a ser reguladas de formas distintas à volta do mundo. Em alguns países, as criptomoedas são consideradas dinheiro, já noutros são reguladas como commodities ou valores mobiliários.

Na sequência da sua difusão crescente, tem-se assistido ao surgimento de milhares de outras novas criptomoedas.